4000 Quilómetros

Queridos Amigos

Queria partilhar uma história que tem 4.000 quilómetros. É a distância em linha recta entre Damasco e Lisboa. O meu muito amigo Ouwais partiu de Damasco e chegou a Lisboa. Ele é sírio e foi das primeiras pessoas que me acolheu e me acompanhou em Damasco. Braços abertos e corações amigos esperavam-no para o acompanhar neste novo futuro que começou para ele.

no aeroporto de Lisboa a 10 de Fevereiro

O percurso demorou meses, desde que lhe propus que considerasse Portugal quando ele partilhou comigo a sua real necessidade de sair do país e o seu sonho de estudar Comunicação Social na Europa.  Incluí nesta aventura bons amigos e juntos percorremos veredas, umas mais difíceis  que outras mas que lhe permitiram finalmente chegar a Lisboa.

Estamos tão habituados a vivermos com a noção de aldeia-global que parece mentira a enorme dificuldade (quase impossibilidade) para um sírio percorrer esses 4000 quilómetros. Muitas dificuldades foram ultrapassadas, algumas muito boas supresas foram encontradas pelo caminho; sorrisos e lágrimas foram  temperando os nossos passos; e também aprendizagens fizeram parte do trajeto, sobretudo a aprendizagem sobre o "Orgulho ou Vergonha de ser Sírio" (ver o PontoSJ).

Mas o sentimento é que os 4.000 quilómetros são de generosidade; a generosidade e dedicação de tantos que fizeram a viagem parecer ter a distância de um abraço. Através dele e desse abraço sinto-vos agora mais próximos e eu mais presente nos vossos dia-a-dia!  E o meu coração e o dele agradecem de corpo inteiro o abraço que nos fazem presentes uns aos outros, na Síria e em Portugal!

no aeroporto em Beirut a 8 de Fevereiro

Na certeza desta presença, abraço-vos com saudade e amizade,

G.


Comments

  1. I have read this blog for more than 6 times, in each time I feel something different, the missing for those days , for the difficulties that we faced together,
    and for our days in Syria.
    when I get stress and pessimist I remember every moment for that challenge that we crossed, and I back here to this blogger.
    You are inspiring me a lot. Thank you my dearest friend ever. and now it is my turn to write about you.





    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Cedro do Líbano

Da Cidade Jasmim

A lua de Damasco corre no meu sangue