Da Cidade Jasmim

2017. Outubro.08
Queridos Amigos

Já há muito que queria ter-vos escrito, mas estava à espera de passar um marco importante desde que cheguei a este novo Varekai! Queria visitar a Rua Direita e a casa de Ananias e só agora tive oportunidade de o fazer.

Sim, percorri a estrada de Damasco, a mesma estrada que S. Paulo percorreu. Estou nesta cidade, conhecida como a cidade jasmim, perfume que me faz viajar por memórias que me levam à eternidade. E o caminho de conversão interior? Esse, é uma continua peregrinação por montanhas e desertos, sendo acompanhado pelo silêncio que fala mais do que palavras. Sim, estou na capital do Reino Arameu dos tempos bíblicos, capital de impérios que fizeram a história do médio oriente; e agora, capital de um país em conflito, um povo que luta consigo mesmo, uma religião que combate a si mesma. Um nação,  outrora gloriosa, debilitada por forças que multiplicam numa equação de destruição. Mas, também é a capital de pessoas que vivem de Esperança!

A minha visita à Rua Direita, onde S. Paulo se alojou depois de ter caído por terra na estrada de Damasco e ter ficado sem ver depois de ter "visto" a Jesus a quem perseguia, bem como a visita à casa (Capela) de Ananias, a quem o Senhor enviou a Paulo para que o abençoasse, eram necessariamente um momento emblemático nesta minha chegada a Damasco. (Act. 9, 3- 23)



Ali, entreguei uma vez mais ao Senhor a minha missão, que também é vossa, comigo em amizade e oração. Posso dizer que a nossa missão nos próximos tempos tem três dimensões: 1ª a desértica aprendizagem da língua e da cultura árabes; 2ª animar os meus dois companheiros jesuítas, também desgastados por este conflito incompreensível; e 3ª, colaborar na medida dos meus limites com o JRS-Syria, que procura alimentar a Esperança àqueles que, deslocados da guerra, procuram refúgio na cidade jasmim!

Ali, confiei as dificuldades, os meus medos e as minhas incertezas e inseguranças ao mesmo tempo que recordava o que o Senhor disse a Ananias sobre Paulo: «esse homem é instrumento da minha escolha, para levar o meu nome perante os pagãos, os reis e os filhos de Israel. Eu mesmo lhe hei de  mostrar quanto ele tem de sofrer pelo meu nome.» (Act. 9, 15-17)

Ali, também me alegrei com o que já pude experimentar de vida, de beleza, de perfume, de sonho e de futuro que faz levantar este povo ferido com o olhar de Esperança. Por um lado aquilo que eu já vi e por outro, aquilo que eu já trouxe, só pelo facto de estar aqui, são fontes de fortalecimento para mim. Também Paulo se fortaleceu em Damasco (Act. 9, 22) e daí seguiu o caminho de entrega radical a Jesus.

Confiante que estou, onde o Senhor me chama a estar e a ser, disse uma vez mais como Ananias: «Aqui estou, Senhor». Mas também estou aí, no vosso abraço e no vosso coração, como vocês estão no meu!


Deste Varekai perfumado de jasmim,
fica a promessa de mais regularidade nas minhas mensagens, agora que terei mais que contar das vivências, minhas e daqueles que agora são também "meus".
com amizade,

Ícaro


Comments

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  2. Que bom que é ler e acompanhar o teu percurso nesse mundo tão longe e tão perto. Continuarei a ler cada passo e cada desafio e acredito que Ele estará sempre contigo! Um abraço

    ReplyDelete
  3. Que bom ler estas partilhas :) rezo por si, com saudades, mas confiante na sua confiança de estar onde o Senhor o chama a estar!

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Cedro do Líbano

A lua de Damasco corre no meu sangue