Presépios Vazios

Queridos amigos

Não sei bem se esta partilha serve como postal de Votos de um Santo Natal; se sim, seguramente será diferente dos que enviámos ou recebemos; se não, que ao menos nos possa ajudar a olhar de um modo diferente para o nosso natal.

Com certeza que em muitas casas já estará montado o presépio, do mais simples ao mais sofisticado, e se os costumes são cumpridos haverá um espaço vazio mas aprimorado, onde o "menino" será colocado na Grande Noite.

No nosso imaginário, o presépio - por muito que saibámos que deve ser pobre e humilde - é enriquecido por séculos de história em que artistas e devotos procuraram expressar a beleza do acontecimento: "E o Verbo fez-se carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória" (Jo. 1, 14). Mas na beleza do presépio talvez falte  qualquer coisa... talvez  a crueza da realidade onde o Verbo encarna para a elevar à beleza da redenção e da glória.

Aqui, no meu lugar de missão, percorrendo ruas, visitando-as como se fossem santuários sagrados, em algumas áreas de Damasco, Homs e Alepo encontro também espaços vazios que aguardam a Grande Noite. São vazios de vida, de fé, de amor e de esperança e contam histórias cruas de morte, de medo, de ódio e de desespero.

E para mim, na dor, esses lugares e imagens passaram a ser como presépios vazios! E no meu coração que ama os "meus", espero com eles, a Grande Noite, na qual o Verbo se fará novamente Amor e Vida.

Com amor, G.

Comments

  1. Um Santo Natal com um carinhoso abraço dos tios.

    ReplyDelete
  2. Como entendo essa forma linda que tem de nos dar o seu Natal Pe Gonçalo. Vim dai , de Qara há menos de 3 semanas mas sinto me la. Um forte abraço a si, aos seus meninos, a todos e que chegue s Paz.

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Cedro do Líbano

Da Cidade Jasmim

A lua de Damasco corre no meu sangue