Father's Office

Queridos Amigos

Depois de um ano na Síria consegui finalmente fazer uma visita a Aleppo. Aí redescobri-me uma vez mais em sentimentos que ainda não sei definir.

Durante muitos anos fomos acompanhando nos noticiários a situação de Aleppo e - pelo menos para mim - tornou-se a figura de referência da guerra na Síria. Há mais de um ano que finalizaram os combates. Ficou um rastro indescritível de destruição em grande parte da cidade. Caminhar por entre os escombros de uma cidade que outrora foi gloriosa - e  por muito que se veja o erguer de uma nova vida - não é possível não nos sentirmos que percorremos histórias indizíveis de dramas humanos.

Uma das paragens foi o antigo centro pastoral dos jesuítas, agora em ruínas.  Ao que parece uma nova ala tinha acabada de ser inaugurada quando arrebentou a guerra … e tudo se transformou.


Fiquei paralizado à porta do Father's Office. Na minha mente fui imaginando (e visitando também a minha própria memória) os meus companheiros jesuítas escutando e abraçando histórias e vidas. Perguntei-me: «E agora? Onde será o Father's Office?». É nos destroços, caminhando ao lado daqueles que se erguem, daqueles que lutam e também daqueles que sucumbem à dor e à perda… mas continuando a escutar e a abraçar histórias e vidas. É aí o novo Father's Office; é aí que tem sido também o meu gabinete, onde abraço e sou abraçado e tudo se vai transformando.



Deste meu "gabinete", com saudade e amizade,
Um abraço, G.


Comments

  1. É difícil ver estas imagens e esquecer quem aqui vive ou antes sobrevive.
    É bom saber que nos seus braços e nas suas palavras podem encontrar algum conforto.
    um abraço
    tia noémia

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Cedro do Líbano

Da Cidade Jasmim

A lua de Damasco corre no meu sangue