Cansados de ter medo!

Fevereiro, 21.2018
Queridos amigos

Já há muito que queria partilhar o que tenho vindo a aprender sobre o "ter medo", mas fui sentindo que não tinha todos os dados para expressar o que conseguia apreender apenas pelo  entendimento. Agora tenho!
Quando cheguei, percebi que as pessoas estavam "cansadas de ter medo". Ouvi várias vezes esta partilha. De algum modo, foi esse cansaço - depois de quatro anos a viver sob o medo -  que fez com que se fossem erguendo e recomeçando a caminhar... a ponto de terem conseguido chegar a uma quase-normalidade, em que o medo já não fazia parte do dia-a-dia! À volta, o país continuava em guerra, mas nas ruas de Damasco - não obstante os vestigios -  uma nova vida recomeçou. Eu cheguei depois desse recomeço. E fui me admirando pelo ânimo e coragem que via.

De entre as muitas aprendizagens que fui fazendo, aprendi também a estar "cansado de ter medo"... mas sem nunca ter experimentado. Nestes dias houve um volte-face, e os "cansados de ter medo" têm; uns recordado (e vivido de novo) o medo com que viveram nos últimos anos, outros reaprendido a viver com medo; e eu ... a descobrir. A normalidade neste dias é outra. E como todas as normalidades são várias as reacções e os modos; desde de fuga, refugio, paralisia, adrenalina, histeria, mas também serenidade.

Por graça de Deus, é com serenidade que vivo este tempo, que me permite viver e estar prudentemente corajoso, ou corajosamente prudente... como quisermos! É essa serenidade que me tem ajudado a mim a serenar os corações daqueles que "cansados de ter medo" se redescobrem agora em outros cansaços.

E afinal não é uma questão de estar "cansado de ter medo" mas sim, de ser mais forte que o medo. Essa força não vem de uma heroicidade - não creio que subsista - mas de uma confiança maior que o medo, a confiança no Amor que vence o mundo.

Com essa mesma serenidade e confiança peço que se unam pelo coração em oração a estes "meus", para que a graça da serenidade, que leva à paz, os possa descansar.

Com amizade,
G.

Comments

  1. Querido Gonçalo, rezamos por ti. Obrigada por partilhares connosco a tua experiência. Forte abraço. Ana

    ReplyDelete
  2. Muito obrigado Gonçalo! E que bom saber de ti. Rezo por ti e pelos "teus". Por cá têm-se saudades. Um grande abraço

    ReplyDelete
  3. Gonçalo, rezo para que o medo te proteja mas não te paralise! Continua a fazer a diferença junto daqueles que te estão mais próximos. Saudades e um "Até breve!".

    ReplyDelete
  4. Edmundo Batalha ReisMarch 2, 2018 at 9:15 AM

    Padre Gonçalo, que bom saber notícias suas. Vou rezar por todos os que passam esses "medos" e que felizmente é um sentimento que temos a sorte de não conhecer. Um grande abraço e cuide-se!

    ReplyDelete
  5. Prezado Padre Gonçalo belíssima caminhada de filho legítimo de Santo Inácio. Conte com minhas preces. Um grande e afetuoso abraço.
    Anatalia dos Anjos

    ReplyDelete
  6. Padre Gonçalo, lembro-me quando anunciaram a sua partida para a Síria na Noite na Cidade. Que admiração a mais um sim tão grande e corajoso que respondeu a Deus. Rezo por si e pela sua missão. Rezo pelo querido povo sírio que tenho no meu coração. Se um dia for possível fazer mais que rezar, não hesite em pedir (asadeslandes@gmail.com). Obrigada por estar aí!

    ReplyDelete
  7. Gonçalo, gosto muito de ti! Obrigado pelo que tens feito com a vida que Deus te deu. Abraço

    ReplyDelete
  8. Francisco Líbano MonteiroMarch 9, 2018 at 2:56 PM

    Obrigado padre Gonçalo! Rezo muito por si e pela sua missão

    ReplyDelete
  9. Pe Gonçalo rezo por si e por todos os que contacta aí. Que a força de Deus esteja com todos e que o ES vos ilumine.
    Ana Afonso

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Cedro do Líbano

Da Cidade Jasmim

A lua de Damasco corre no meu sangue