Escola de Paciência e de Humildade

Agosto, 13 de 2017.
Queridos Amigos

Esta travessia trouxe-me a outro Varekai. Quase sem me aperceber como, dei por mim na capital do país do Nilo tão importante na história do povo de Yahwé.

Estou a estudar árabe clássico, que me prepara para depois seguir como andarilho por qualquer um dos muitos dialetos desta imensa extensão de terra e de povos. Esta aprendizagem de árabe preenche o meu dia.

Mas além do árabe - e da gincana diária no caos ruidoso das ruas do Cairo - há outras aprendizagens que se impõem. De facto, às vezes penso que a verdadeira escola nestes tempos tem sido a escola da paciência e da humildade. Estas duas se conjugam de uma maneira admirável. Uma é atributo da outra: paciência humilde ou humildade paciente. Como quisermos!

Assim, este tempo tem sido também para aprender:
. a consentir que estudar árabe faz-me regressar - como Inácio de Loyola - aos bancos da escola e aprender o B A Ba como uma criança. A aceitar as mil derrotas para poder alegrar-me com a pequena vitória de cada dia em pequenos passos; e perceber o muito que ainda vou ter que percorrer;
. a aceitar a MINHA diferença numa realidade que não é a minha e que dificilmente vou compreender e da qual estou tão distante;
. a viver com ritmos que me desafiam a ajustar-me continuamente a velocidades que me colocam ora em modo ralenti, ora em modo acelerado;
. a ter que desconfiar de tudo e de todos sob o risco de ser habilmente enganado até ao último egyptian pound;
. a alegrar-me com sentimento de proximidade de casa, cada vez que alguém "percebe" de onde sou e diz num sotaque american-mexican: «Hola Amigo!» (vale-me a quase omnipresença do Ronaldo);
. a saborear o amargo das distâncias que torna a escalada desta montanha mais ingreme;
. e a perceber que jamais dependerá de mim conseguir completar essa travessia seja onde for que eu seja enviado nos próximos tempos. Que me seja dada - como a Abraão - a Graça da confiança para a travessia no deserto;

Tudo isto, e tanto mais que fica no silêncio,  é sentido em oração como graça da paciência e da humildade.


Seja onde for que me situe nesta escola, percebo que diante de mim há algo gigante e misterioso que desafia o próprio tempo, como as pirâmides (الهرم ) que guardam o mistério da vida e da morte. E percebo melhor agora,  na pele, o que tantas vezes procurei inspirar aos que fui escutando ao longo destes anos. A paciência (e humildade) é uma ciência, uma sabedoria que também se vai aprendendo: a sabedoria de trazer PAZ! E não foi por isso mesmo que ousei responder "sim" ao apelo de Deus para atravessar este deserto!?

سلام, Salam (=paz) 
Com amizade, Ícaro


Comments

  1. Que saudades ,que bom ler estas palavras que por aqui também fazem sentido ,a paciência humilde ou humildade paciente ,o estar atento ao instante em pequenas coisas ,que provavelmente é estar atenta aos sinais que o Senhor nos dá
    Grande beijinho Pe Gonçalo, muitas vezes ao me lembrar de si,invejo o nesse seu caminho de completa entrega ao outro e ao Senhor Jesus

    ReplyDelete

Post a Comment

Popular posts from this blog

Cedro do Líbano

Da Cidade Jasmim

A lua de Damasco corre no meu sangue